data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Rafael Favero (Diário)
Encontro reuniu os seis candidatos à prefeitura de Santa Maria
Os seis candidatos à prefeitura participaram na noite desta terça-feira de um painel promovido por sete entidades de Santa Maria. O evento foi realizado pela Associação de Desenvolvimento de Santa Maria (Adesm), Associação de Hotéis, Restaurantes, Agências de Viagens e Turismo de Santa Maria (Ahturr), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Sindicato da Habitação (Secovi), Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS), Sindicado de Lojistas do Comércio (Sindilojas) e Santa Maria Tecnoparque.
Durante, aproximadamente, duas horas, os políticos responderam a questionamentos sobre temas ligados ao desenvolvimento econômico da cidade. O presidente de cada associação ou sindicato teve direito a uma pergunta, que era respondida por todos os concorrentes. O evento ocorreu na sede do Tecnoparque, no Distrito Industrial. Além dos integrantes das entidades, estiveram no local cabos eleitorais e assessores dos prefeituráveis. Cerca de 40 pessoas compuseram o público do auditório, com capacidade reduzida em 50% em função da pandemia.
Aberto o período de inscrições e rematrículas da rede municipal de Educação Infantil
TEMAS
As respostas poderiam ter, no máximo, dois minutos, e não era permitida interação entre os postulantes ao Executivo. Ao término do evento, eles tiveram mais dois minutos para fazer as considerações finais. O tema que predominou entre as colocações foi a retomada da economia, duramente afetada pela crise provocada pela Covid-19. No geral, os dirigentes se preocuparam em saber quais são as ideias dos políticos para aproveitar as potencialidades de Santa Maria para estimular a geração de renda dentro do município. Aspectos como tecnologia, turismo, indústria, cultura e desburocratização foram amplamente mencionados nas respostas.
- Na reta final da eleição, foi mais uma oportunidade que todos nós, votantes da cidade, tivemos para ouvir as propostas. Foi um debate com perguntas diretas. Muitas dúvidas foram tiradas. Os candidatos foram muito bem nas suas falas - avaliou o presidente da Ahturr, Emerson Nereu.
Mesmo focado em demandas específicas do setor empresarial, o painel registrou afirmações e críticas contundentes por parte dos candidatos. Abaixo, veja algumas delas::
Luciano Guerra (PT) - "Não aceitamos que Santa Maria tenha, apenas no rótulo, o nome de Cidade Cultura. Santa Maria perde para qualquer município da Quarta Colônia em turismo e cultura. Vamos trazer de volta os eventos que deram certo."
Jader Maretoli (Republicanos) - "Santa Maria vem vivendo, há muito tempo, vários ciclos de atraso em vários setores. Somente no período eleitoral são propostas ações que poderiam já ter sido feitas. Chega a ser vergonhoso o que temos ouvido."
Sergio Cechin (PP) - "A nossa potencialidade é o setor terciário, comércio e prestação de serviços. Muitos prefeitos sonhavam em buscar investimento na França, Itália, Portugal, em tantos países. Acho que temos que buscar dentro do que nó temos."
Evandro Behr (Cidadania) - "Um dos piores inimigos que tivemos na economia foi o Cartório de Registro de Imóveis, e o poder público não fez nada. Computador é importante, mas o que faz a coisa andar é gente".
Marcelo Bisogno (PDT) - "Teremos uma Secretaria de Turismo e Eventos. O nossos primeiro passo é destravar Santa Maria. Nós temos um Distrito Industrial que parou no tempo. Falta investimento em infraestrutura."
Jorge Pozzobom (PSDB) - "Nós defendemos que Santa Maria faça um desenvolvimento interno. Um dos maior problemas que temos no poder público é a burocracia. Não precisa se criar um secretaria específica de turismo, tem que ter trabalho focado".
*Colaborou Rafael Favero